A voz no rádio

5 de novembro de 2010 § Deixe um comentário

País democrático. Novembro. Ônibus lotado igual às igrejas, e trânsito exatamente igual à semana passada. Ânimos e anônimos voltando à normalidade pós eleitoral. O mais incrível é que há, nesses meses que antecedem o pleito, uma aplicação quase religiosa. E dessa vez foi mesmo religiosa, com batinas, água benta, bíblias e sermões, tudo o que tem direito!

Com padres, pastores, bispos, o papa e outras autoridades religiosas manifestando seu apoio publicamente, me dá saudades de um tempo – no qual eu não vivi, mas que conheci por relatos de amigos mais velhos. Nesse tempo, pessoas eram elevadas das comunidades – do meio delas – de base popular e das associações; diferente do que acontece atualmente, onde são enfiados candidatos – goela abaixo – dessas associações, comunidades religiosas e outros grupos.

O apoio dessas autoridades deve ser – eticamente – o reflexo do que seu público quer e não o contrário. As autoridades religiosas não têm o direito de definir o apoio de sua comunidade, ou induzi-lo de qualquer maneira, seja pelo prestígio, seja pelo fervor de seus fiéis. Nesse sentido, manifestar-se publicamente é mais que preocupante, é leviano.

Nos últimos dias pudemos ter a certeza de que nem as próprias comunidades tinham a certeza de quem deveria ser apoiado. Seja pelas pesquisas, seja pelas manifestações das autoridades de um mesmo grupo religioso se contradizendo, é possível notar que não houve consenso, ou pior, nem diálogo ou debate. A voz no rádio, que há muito era de autoridades religiosas se manifestando, uma semana depois do “fim-dos-pleitos” – figura quase presente no livro da Revelação – nem toca nesse assunto e faz crer que seja eu o único a perceber a irresponsabilidade das nossas instituições religiosas. Penso que não, mas, que voz curiosa!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento A voz no rádio no CONTRADITÓRIO.

Meta

%d blogueiros gostam disto: